Olá amigos RPGistas e irmãos em Cristo.
Muito tenho falado por ai sobre o meu projeto de um Cenário e sistema próprio de RPG, O Profecia RPG, ambientado na Grande Tribulação, mas ainda não falei sobre isso aqui no RPG Cristão. Sendo assim vou explicar neste post um pouco do que é e de como começou esta história.
Bom, primeiro preciso contar um pouco da minha história com o RPG. Meu primeiro contato com o RPG foi aos 16 anos no colégio, com um pessoal que carregava uns livros doidos todos “xerocados” e em inglês. Tinham uns papos esquisitos (HP, CON, ThAC0, Proficiência, D20, D10, Turn Undead, Cure Light Wounds, Dano, Clérigo, Paladino, Guerreiro, Mago e por aí vai). Interessei-me e fui convidado para uma sessão na casa do Gui, num sábado. Meu primeiro personagem foi um Clérigo, Neutral Good, chamado Don Diemme em Ravenloft.
A princípio fiquei meio perdido, tudo era muito novo, mas logo peguei o jeito e me apaixonei por este jogo diferente, O grupo de que eu participava chegou a sair até no Jornal (isso foi quando só existiam o D&D e o AD&D (na verdade também o Tagmar, mas não era tão jogado quanto os outros) antes mesmo do Hero Quest e do Dragon Quest.

Clique para ampliar a imagem
Mais tarde quando começaram a sair os jogos em português comecei a investir em meus próprios livros (o primeiro foi GURPS, seguido do Fantasy, CyberPunk e Vampiro a Máscara) e me preparar para mestrar.
Enquanto estava no Gurps, Dragon Quest e no Hero Quest não havia muitos problemas, mas logo vieram jogos mais sombrios como Vampiro, Lobisomem. Comecei a pesquisar e me envolver com ocultismo e os conceitos envolvidos por estes jogos (Wyrm, Umbra, Gnose, Laços de sangue e outros), não conseguia emprego, pois passava a maior parte do tempo lendo materiais referentes ao RPG e montando histórias e personagens.
Até que um dia Deus em seu infinito amor e sabedoria me mostrou o caminho que eu estava trilhando. Então decidi que não mais me envolveria com este tipo de material e tomei uma atitude radical, (sei que tem gente que vai me execrar por isso) pedi para meu pai queimar todos os meus livros, aproximadamente R$400,00 em livros e revistas de RPG (naquela época os livros eram mais baratos, em média R$30,00 cada). Vocês podem até não acreditar, mas meu pai que foi bombeiro por 20 anos me disse que nunca havia visto um fogo como aquele.
“Parecia ter vida própria, a cor era diferente e as chamas crepitavam muito por serem apenas livros”
Eu tinha mais ou menos 24 anos nesta época e não joguei mais RPG até pouco tempo.
Quase um ano depois disto (se não me falha a memória era 1999) eu estava em um culto na ADBR sede e o pastor estava pregando sobre Davi e Golias então me veio um pensamento “A bíblia tem tantas aventuras porque não fazer um RPG baseado nela” Orei a Deus para pedir confirmação e alguns meses depois minha mãe me apresentou alguém que não conhecia nada sobre RPG, mas queria conhecer alguém que fosse mestre. Conversamos, expliquei o que era RPG, começamos a fazer planos, e eu comecei a escrever o primeiro rascunho do que seria o meu RPG Cristão. Com o tempo perdemos o contato, mas eu continuei escrevendo.
Em 2000 conheci minha esposa que, mesmo sem saber direito o que era o tal RPG, me incentivou a terminar o livro que nessa época andava meio parado.
Foram mais 5 anos de pesquisas cálculos simulações e muita, mas muita leitura para desenvolver o cenário e o sistema próprio. A principio pensei em utilizar um sistema pronto como o Storyteller ou então o recém lançado D20, que era uma novidade boa que oferecia a possibilidade de se publicar cenários diversificados para serem utilizados com um sistema de jogo aberto, mas acabei optando por um sistema próprio. Em 2005 terminei e registrei o livro na Biblioteca Nacional agora era só achar uma editora e publicar (falando assim parece fácil).
Assim nasceu o Profecia RPG ambientado na Grande Tribulação após o arrebatamento da igreja, descrito na Bíblia e fortemente inspirado pela Série Deixados para Trás e outros livros sobre o assunto. O sistema não tem pretensão de ser um trabalho premiado, (se bem que seria bom) mas peguei características que eu gostava em todos os sistemas que conhecia e fui adaptando ao cenário. Para isso bebi de várias fontes, desde os sistemas mais conhecidos como GURPS, D&D e família, ShadowRun e Storyteller até os que estavam despontando na época como o D20, Opera, 3D&T, Milênia e outros.
Esta primeira edição, que acabou ficando datada, (pois quando escrevi projetei um futuro para 2025, e cá estamos nós em 2024) você pode baixar de graça aqui no site. Mas pretendo fazer uma atualização, revendo o sistema de regras e algumas coisas do cenário, principalmente as datas.
Que Deus abençoe a todos.
Bardo ou salmista?
Amazon Prime Vídeo
Amazon Prime Com assinatura do Amazon Prime você terá acesso a todos…
O heroísmo está fora de moda?
Meus heróis não morreram de overdose! Olá amigos do RPG Cristão, há…
Criatura “fantástica” da Bíblia
Olá amigos do RPG Cristão, hoje trago para vocês uma criatura “fantástica”…
O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupas (Livro de C.S. Lewis)
O RPG Cristão não morreu!
Que susto! O RPG Cristão ainda está vivo! Olá, amigos do RPG…
Curtiu este site, ou conhece alguém que vai curtir? Então compartilha aí!